Dois vídeos e algumas fotos registrados por uma moradora do bairro Santa Mônica, circulam em grupos de WhatsApp de Feira de Santana, nesta terça (24), supostamente com o flagrante da produção de material falso (fake news) de campanha contra o governo municipal.

As imagens gravadas pelo celular da moradora mostram integrantes de uma suposta equipe de campanha forjando uma situação de atraso de ônibus, usando inclusive uma criança que diz passar mal no ponto. De acordo com as fotos e os vídeos, um dos integrantes da equipe chega com algumas pessoas dentro de um carro. Essas pessoas seriam as personagens do conteúdo contra o governo municipal.


Um texto que circula veiculado aos vídeos e às fotos da moradora diz o seguinte: "Forjado. Eles trouxeram as pessoas pra ficar no ponto de ônibus. Menino passando mal, estava no colo do pai. Olha, forjado gente!", declara a autora do vídeo durante a gravação.


A mulher, não identificada, observa ainda que raramente o referido ponto de ônibus é utilizado, justamente pela falta de segurança e policiamento na localidade. "Ninguém fica nesse ponto. O povo tem medo", diz.

Já que o material produzido era pra mostrar insatisfação de usuários de transporte coletivo, mesmo que para campanha eleitoral, a produtora deveria ouvir moradores do local. Transportar pessoas para, aparentemente, forjar uma situação embaraçosa para o governo, quando o prefeito atual é candidato à reeleição é, no mínimo, estranho e suspeito.