O ex-prefeito José Ronaldo anuncia logo mais às 19h, em uma Live, que vai apoiar a candidatura de Colbert Filho à tentativa de reeleição nas eleições de novembro. Porém, o nome do vice na chapa, que será indicado pelo DEM de Ronaldo, ainda não foi definido.

Na Live desta sexta (14), José Ronaldo vai justificar seu apoio a Colbert. Para quem acompanha os bastidores da política feirense, o anúncio não é mais novidade. Esse casamento se concretizou principalmente nos últimos meses.

Sobre o nome do vice, o Protagonista conversou com os três apontados como concorrentes à cobiçada vaga: Zé Chico, Justiniano França e Fernando de Fabinho - a essa altura do campeonato Ronaldo não tiraria outro coelho da cartola.

Como em um jogo ensaiado, o discurso dos “candidatos” é o mesmo: “meu nome está à disposição do grupo e do partido”. Os três são do DEM e têm outra importante característica em comum: são ligados a José Ronaldo, a principal “qualidade” que o escolhido deve ter, seguramente.

O empresário Zé Chico tem mantido conversas com Ronaldo. O assunto é, evidentemente, política. Perguntado se a indicação para vice na chapa de Colbert foi assunto das prosas, ele desconversa. “Sempre estarei à disposição do grupo. O que for melhor para todos, eu aceito”, diz.

Justiniano França é uma espécie de fiel escudeiro de José Ronaldo. Homem de extrema confiança do comandante do grupo, sempre ocupou posições e cargos estratégicos nas gestões do ex-prefeito. Com ele, o papo não é diferente de Zé Chico. “Coloquei meu nome à disposição, sim”, acentua.

Segundo o bem informado radialista Juarez Fernandes, Justiniano estaria fora da disputa. “Ele vai voltar à Secretaria de Educação e o atual secretário, Marcelo Neves, vai assumir a coordenação da campanha de Colbert”, diz Juarez. Consultado pelo Protagonista, Justiniano nega.

O ex-deputado federal Fernando de Fabinho também está na disputa. Para alguns profissionais de imprensa de Feira, está vivíssimo nesta concorrência interna no DEM. Apesar de sempre ter negado interesse em retornar à política, como afirmou em várias entrevistas exclusivas ao Protagonista. “Estou mais cuidando de meus negócios, minha fazenda. Com a família”, despistou.

Mas na prática não é bem assim. O Protagonista foi informado que Fernando de Fabinho tentou apagar, recentemente, o maior incêndio dentro do DEM em relação às eleições: as insatisfações do deputado Targino Machado. Tentou. Não conseguiu. Mas a tentativa mostra que não são apenas os ativos e passivos de seus negócios que ocupam seu tempo.

O fato é que a partir de agora, após a revelação de José Ronaldo nesta sexta, os holofotes e interrogações se voltam ao nome indicado pelo DEM para vice de Colbert. Vem aí nova novela. Alguém arrisca um palpite?