A coordenação do Comitê Municipal de Controle do Coronavírus anunciou a liberação da cloroquina nas unidades de saúde em Feira de Santana. A medida visa facilitar o acesso das pessoas que desejam usar o remédio, mas não têm condições financeiras de adquirir nas farmácias.

Um requerimento do vereador Edvaldo Lima foi encaminhado, em julho, à Prefeitura, mostrando testemunhos de centenas de pessoas em todo o Brasil, além da opinião de vários profissionais de saúde, favoráveis ao uso da medicação no combate à doença.

A médica infectologista Melissa Falcão (foto), coordenadora do Comitê em Feira, confirmou em coletiva on-line, na segunda-feira (18), que o medicamento cloroquina, usado para o tratamento dos pacientes com a covid 19, já está disponível na rede municipal (Policlínicas e UPAs) para liberação mediante receita médica e termo de consentimento assinado pelo médico e paciente.

Na opinião de profissionais de saúde favoráveis, o uso da medicação, aliada ao acompanhamento médico, evita internamento precoce nos hospitais, como também nos casos leves da enfermidade.

(Com informações do repórter Denivaldo Costa, da rádio Subaé)