Uma anciã de 95 anos, moradora de Salvador, é o símbolo da resistência baiana ao coronavírus. Infectada com o covid-19, a velhinha enfrentou o desafio e venceu o poderoso inimigo número 1 do mundo nas últimas semanas - vale lembrar que entre os idosos a taxa de mortalidade pelo vírus é de cerca de 15%.
A Bahia registra 108 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 1.082 casos foram descartados e não há óbitos, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Do total de 108 casos confirmados positivos, 16 estão curados – duas curas nessa quinta. Entre eles, a anciã de 95 anos, que estava hospitalizada.
A Sesab não divulga o nome da paciente. Mas deveria, para servir de motivação para a população, se houvesse autorização da família.
Além dos 16 casos curados, a Bahia possui 51 pacientes em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato, sete pacientes encontram-se hospitalizados, sendo todos em Salvador, e 34 estão em investigação epidemiológica junto aos municípios.
NÚMEROS ATUAIS - Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (05); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01) e 4 estão em investigação sobre o local de residência e infecção. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.